UOL Menu
Busca
Economia

05/07/2012 - 18h49 / Atualizada 05/07/2012 - 19h00

Grupo Publicis compra agência de publicidade Neogama/BBH

MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO

O conglomerado de publicidade francês Publicis anunciou nesta quinta-feira a compra da agência brasileira Neogama/BBH, concluindo sua terceira aquisição no mercado nacional em menos de dois anos.

O valor da transação não foi divulgado.

Terceiro maior grupo publicitário do mundo, a Publicis adquiriu o controle das brasileiras Talent e DPZ, em outubro de 2010 e julho do ano passado, respectivamente.

A Neogama é a oitava maior agência do país em faturamento, segundo ranking do Ibope/Monitor de 2011, e uma das poucas que ainda tinham controle nacional.

Além da transação com a Neogama, o grupo francês anunciou a aquisição da totalidade das ações da agência britânica BBH, na qual já detinha 49% do capital.

A BBH, por sua vez, é sócia minoritária da Neogama, com 34%, desde 2002.

Segundo Alexandre Gama, fundador da Neogama, a venda para o grupo francês foi "um passo natural", já que, após 30 anos no comando, os sócios ingleses buscavam definir a sucessão na empresa.

"O negócio é uma forma de viabilizar a saída deles e assegurar o futuro da empresa", afirma Gama.

De acordo com Gama, as negociações se iniciaram há pouco mais de um ano.

Com a transação, o publicitário carioca se tornará o chefe mundial de criação da BBH, baseado em São Paulo.

A BBH tem escritórios em Londres, Nova York, Cingapura, Xangai, Mumbai e Los Angeles.

A agência britânica foi responsável por campanhas para marcas como Johnny Walker e de empresas como Google e Audi.